sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Revolta e indignação egípcia, Mubarak faz jogo e não renuncia

 
Fonte: Al Jazeera.
 
NÃO! Definitivamente NÃO! Mubarak não renunciou e provocou um delírio geral entre os egípcios. A revolta é tamanha que hoje as pessoas se reuniram (em milhões) na Praça Tahrir, nas principais representações governamentais, incluindo o palácio do Governo, no prédio da principal Tv estatal entre tantos outros pontos.

Mubarak parece estar brincando com a coragem e determinação das pessoas, e ao que parece com os ânimos dos Estados Unidos também, já que Barack Obama fez papel de bobo ontem ao anunciar a tal mudança esperada e até então promovida pelo povo egípcio. “É isso que dá se meter onde não é chamado!”

Logo após a declaração de Mubarak, o vice-presidente Omar Suleiman fez também sua declaração com a mesma ladainha de antes e sugerindo que as pessoas voltassem para casa. “Alguém pode, por favor, dizer pra ele que isso não é uma colônia de férias!”

A situação é tão melindrosa que o Governo agindo assim obriga as pessoas a estarem preparadas pra tudo, inclusive para o pior. Suleiman, em uma entrevista, mencionou que integrantes da Al Qaeda haviam fugido. “Ele por acaso quer sugerir que poderá haver algum atentado?” Esse governo opressor já deu provas de que é capaz de tudo, inclusive de promover um atentado contra os manifestantes, contra os militares, tudo para provocar um caos.

O que mais me irrita é o fato de que Hosni Mubarak não tem outra saída que não seja renunciar, e mesmo assim ele ainda encontra força e disposição, no alto dos seus 82 anos e com aparência totalmente caída, para “cozinhar” as pessoas. Penso que ele quer levar o Egito pro buraco junto com ele, já que a economia despencou e a pressão externa tem se tornado cada vez mais sufocante. Há rumores de que Mubarak não se encontra no Egito e que teria seguido para os Emirados Árabes. Por isso, podemos concluir que a declaração feita por ele ontem já havia sido gravada, como todas são realmente.

E por falar em pressão externa, Estados Unidos (como sempre se metendo onde não é chamado) enviou semana passada navios de guerra para o Egito com cerca de 800 soldados e 40 aviões e helicópteros. O Governo americano diz que esta medida visa, tão somente, promover a segurança de americanos que residem no Egito e que porventura pretendem deixar o país. Enviou seu arsenal pelo mar mediterrâneo em direção ao canal do Suez. “Quem será que eles ainda enganam?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá leitor!
Comentários são sempre muito bem-vindos.
Obrigada por interagir.
Daniele El Seoudi.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...