terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A quem pertence Jerusalém?

Jerusalém é uma das cidades mais antigas do mundo. Registros apontam sua origem em torno do milênio IV a.C. É considerada uma cidade santa para os judeus, cristãos e muçulmanos e hospeda os principais pontos religiosos, entre eles a esplanada das mesquitas, o muro das lamentações, o santo sepulcro, a cúpula da rocha e a mesquita de Al-Aqsa.

No curso da história, Jerusalém foi destruída duas vezes, sitiada 23 vezes, atacada 52 vezes, e capturada e recapturada 44 vezes. (Fonte: wikipédia).

Qual a razão de tanta disputa? Seriam razões religiosas? Vejamos alguns pontos:

1. Jerusalém é sagrada para os judeus desde que o Rei David a proclamou como sua capital no 10º século a.C.
2. O cristianismo reverencia Jerusalém não apenas pela história do Antigo Testamento mas também por sua significância na vida de Jesus.
3. Para os muçulmanos Jerusalém é considerada a terceira cidade sagrada do Islamismo dada a Noite de Ascensão de Mohamed (c. 620 d.C.).

Mas e antes da proclamação de David? Não existiam habitantes em Jerusalém? A resposta é: sim, haviam habitantes em Jerusalém que não eram nem judeus, nem cristãos e nem muçulmanos.

Por isso, partindo do princípio de que uma terra somente pode ser evocada como sua a partir do momento de sua descoberta, não se pode dizer ou determinar que Jerusalém e toda a Palestina sejam dos judeus.

Partindo desse entendimento ‘razões religiosas’ estão descartadas. Se assim fosse, cristãos também estariam na disputa pela reivindicação da intitulada ‘Terra Santa’. Além disso, os palestinos não estão lutando por suas terras considerando a religiosidade. Os israelitas, por outro lado, almejam divisas maiores, que vão além da religiosidade.

João Marco Domingues[1] utilizando datas aproximadas, ordenou a cronologia de Jerusalém, conforme é demonstrado adiante:

2000 a.C. – Período Patriarcal (Abraão, Isaac, Jacob).
1050-930 a.C. – Reino unificado

1004 a.C. – David funda Jerusalém, fazendo dela a Capital do Reino
930-586 a.C. – Reino de Judá
960 a.C. – O Rei Salomão inicia a construção do 1º Templo
952 a.C. – Consagração do 1º Templo
586 a.C. – Nabucodonosor invade Jerusalém e destrói o 1º Templo
539-332 a.C. – Domínio Persa
520 a 515 a.C. – Reconstrução do 2º Templo
332-167 a.C. – Domínio Grego
168 a.C. – O domínio opressor grego atinge o seu cume
63 a.C. - Domínio Romano
63 a.C. – Pompeu destrói Jerusalém
37 a.C. – Jerusalém é destruída parcialmente por Herodes
20 a.C. a 63 d.C. – Herodes reconstrói o 2º Templo
29-32 – Vida pública de Jesus Cristo
70 – O Templo é definitivamente destruído pelo Imperador Tito
324 – Domínio Bizantino
335 – Término da construção do Santo Sepulcro
614 – Persas conquistam Jerusalém. A Santa Cruz é saqueada
628 – Os bizantinos reconquistam a cidade, a Santa Cruz é recuperada e entronizada em Jerusalém
639 – Domínio Muçulmano
639 – Jerusalém é dominada pelos árabes liderados por Omar
692 – Término da construção da Mesquita de Omar (Cúpula do Rochedo)
1010 – O califa Al-Hakim destrói o Santo Sepulcro
1099 – Domínio Cristão
1099 – Os cruzados, convocados pelo Papa Urbano II em 1095, chegam a Jerusalém e reconquistam a cidade
1244 – Domínio Mongol
1244 – Jerusalém é conquistada e saqueada pelos mongóis
1516 – Domínio Otomano
1516 – Jerusalém é conquistada pelos otomanos
1840 – Reocupação turca
1917 – Domínio Britânico
1920 – É atribuído o mandato da Palestina ao Reino Unido
1947 – Resolução das Nações Unidas a fim de criar um Estado Judeu e Árabe na Palestina
1948 – Reino Unido retira-se da Palestina. O país é invadido por Estados vizinhos. É declarado o Estado de Israel a 14 de Maio
1948 – Domínio Israelita
1949 – Jerusalém é dividida entre dois países; Jerusalém é proclamada capital de Israel; Jerusalém Oriental fica sob domínio da Jordânia
1967 – Israel ocupa a Velha Jerusalém durante a Guerra dos Seis Dias
1987 – Início da Intifada, revolta palestiniana nos territórios ocupados por Israel, primeiro em Gaza e depois na Cisjordânia
2000 – O dirigente do Likud, Ariel Sharon, visita a Esplanada das Mesquitas em Jerusalém, acompanhado de um apertado corpo de guarda-costas. Surgem violentas manifestações que dão origem à 2ª Intifada.

De acordo com a cronologia, Jerusalém sofreu os mais variados domínios: persa, grego, romano, bizantino, muçulmano, cristão, mongol, otomano, britânico e agora israelita.

Por isso pergunto: A quem pertence Jerusalém?

Respondo: A todos os povos. Não apenas aos judeus, cristãos ou muçulmanos. Todos têm direito. Acho completamente infundada a decisão da ONU de estabelecer um Estado judeu (Israel) sobre uma cidade de importância religiosa para pessoas do mundo todo.

A quem pertence a Palestina?
Legalmente, historicamente e humanitariamente aos palestinos, que vivem na região há muito anos, sofrendo todos os tipos de ataques e domínios.

[1] Mestre em Relações Internacionais pelo Departamento de Ciência Política da Universidade de Paris I - Sorbonne. Doutorando em Ciência Política da Universidade de Paris I - Sorbonne. Investigador no Instituto Português de Relações Internacionais e Segurança - IPRIS.

15 comentários:

  1. Olá,

    Gostei do texto!

    Sempre - Liberdade a Palestina!!!

    Provos Brasil

    ResponderExcluir
  2. eu faria com jerusaleim o que um lyder guerreiro, filho de ferreiro, disse a omar ... reduziria a cidade a poh.

    mas construiria uma nova cidade laica e moderna, capital administrativa da palestina.

    soh assim se acabaria essa disputa milenar insana pela cidade por causa de um deus ke naum existe e ke foi criado pelas religioens aa imagem e semelhanssa do homem.

    ResponderExcluir
  3. Ola Jerusalém, pertence aos judeus e ponto final!!!! Nossa qto Olho grande atrás dos judeus qta perseguição a troco de que tanto ódio? DEIXEM JERUSALÉM EM PAZ, Um país pequeno, mas muito rico, já tentaram roubar destruir perseguir, os judeus, o holocausto lembram? e não conseguem e não vão conseguir EXISTE ALGO LA MUITO IMPORTANTE E QUE NINGUÉM VAI CONSEGUIR DESTRUIR!!! Será que n sabem o que é? Existe lá um povo guerreiro e que tem um DEUS GRANDE E MISERICÓRDIOSO COM ELES, vCS NUNCA VÃO COLOCAR AS MÃO EM JERUSALÉM NUNCAAA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao pertence aos judeus e nunca pertencera. eles não passam de mais um grupo terrorista da OTAN e deviam ser eliminados

      Excluir
  4. as 2 vezes em que jerusalem foi destruida era a capital de israel. e ela nao foi esquecida nunca pelo seu povo.

    em compensacao ate 67 ela esteve em maos arabes e nesse periodo o muro das lamentacoes virou mictorio publico, mostrando a importancia da cidade para os arabes.

    nao se preocupe por jerusalem porque o problema nao eh de terras. o problema eh achar que alguem que seja diferente nao tem direito a viver.

    ResponderExcluir
  5. Carlos,
    Que povo? judeu? que vieram de toda parte do mundo, com seus olhinhos azuis e cabelos louros, para expulsar os palestinos da terra que lhes pertence?
    Se o muro das lamentações virou mictório público não sei, mas que o muro da vergonha tem virado a demarcação de um cemitério de palestinos isso posso lhe afirmar.
    A vida é um direito de todos e a justiça também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço judeus que não tem olhos azuis e nem são louros. E são judeus mesmo, com todas aquelas tradições. E tem mais, vamos estudar história de verdade e não mentiras que distorcem a verdade.
      Jerusalem pertence aos judeus, sim, desde a sua fundação pelo rei Davi; e Jerusalém não é sequer mencionada no Corão. A ONU ou qualquer outro poder pode decidir usurpar o que não lhe pertence e até "doar/dar" a quem quiser, mas se justiça houver, nada vai mudar o fato de que Jerusalem é verdadeiramente dos judeus.
      Deixem os judeus em paz e larguem o que não pertence a nenhum outro.

      Excluir
    2. concordo com vc , tambem conheço alguns judeus que não são assim !

      beiijos , !

      Excluir
  6. Se Jerusalém fica em Israel então pertence ao povo de Israel, não pode pertencer a nenhum estrangeiro seja ele muçulmano, judeu, cristão ou palestino. 85% dos descendentes dos palestinos que fugiram das cidades de Israel, permanecem na própria palestina, só recuaram uns 6km da própria invasão árabe, seu problema maior é social: analfabetismo e radicalismo muçulmano

    ResponderExcluir
  7. Daniele, apoio a causa Palestina mas vejo alguns equivocos no teu Blog.Por coincidencia acabei de ler um artigo de como judias que tingem de louro os cabelos parecem estar negando sua identidade (cabelos escuros), nos EUA. Além do mais não consigo imaginar um comentário mais pobre que esse. Por outro lado, ao contrário do que diz o autor, a ONU fez Jerusalém internacionalizada na Partilha.

    ResponderExcluir
  8. Ibrahim,

    De fato a proposta da ONU era internacionalizar Jerusalém. No entanto, foi tão mal sucedida quanto ter realizado a partilha do Estado Palestino. Não poderia ter sido tão irresponsável. Primeiro porque não tinha (e até hoje não tem) competência para gerir uma região “internacionalizada”.

    Outra coisa, essa ideia de “internacionalizar” para mim é uma farsa. Não sei o que é pior, se Jerusalém nas mãos do então estado de Israel ou internacionalizada, que cairia em mãos norte-americanos. Se ilude a pessoa que acredita na autonomia e idoneidade da ONU.

    A questão do biotipo israelense é uma crítica minha em relação ao fato de que houve (e ainda há) uma enorme imigração de judeus de toda a parte do mundo para viver na Palestina (Israel). Pessoas que não nasceram lá e já possuem o direito de cidadania apenas por serem da religião judaica. Um muçulmano não possui cidadania saudita apenas por ser muçulmano.

    A imigração de judeus de toda a parte do mundo provocou e tem provocado a invasão de mais terras palestinas, o despejo de famílias palestinas, sem falar do racionamento de água, gás, entre tantos outros recursos necessários para uma sobrevivência digna.

    Seus comentários são sempre bem-vindos.

    Daniele.

    ResponderExcluir
  9. bom ler esses comentarios, mas antes de fazermos quaisquer afirmarções politicas não podemos esquecer, onde começou realmente essas historia e por vontade de quem isso se deu,está na biblia. JERUSALEM tem um destino certo como sendo a capital de israel nessa terra quer gostemos ou não, porque a dominação desses territorios não foi determinada por vontade de abraão o patriarca, mas pela vontade e promessa de Deus, em trazer para ele e seus descendentes, uma terra que jorrava leite e mel, Deus é o dono de toda a terra, portanto da a quem quer.Mas o q quero me referir a todos os amigos que comentam o assunto, não é em um pedaço de terra esta limitado por divisas que nos trará satisfação e paz, mas sim por uma promessa bem mais extensa que jerusalem na palestina, falo de uma jerusalem espiritual de uma nova cidade santa, onde as ruas sao de ouro e os muros de cristais, onde essa cidade santa nao havera choro,morte,doença,perda ou dor onde todos os que receberem a Jesus o filho de Deus como Senhor de suas vidas poderão desfrutar de todos os beneficios de uma cidade verdadeiramente Santa. abraços

    ederson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ederson,
      Bastante romântica sua abordagem. Não é bem assim. Seja bem-vindo.

      Excluir
  10. vc quis dizer que nao é bem assim nao,cuidado de vc dizer queé assim quando Jesus voltar e vc ficar.aí é tarde demais,nao tem mais jeito acabou.

    ResponderExcluir

Olá leitor!
Comentários são sempre muito bem-vindos.
Obrigada por interagir.
Daniele El Seoudi.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...