domingo, 30 de janeiro de 2011

Revolução no Egito - Preocupação americana e impedimento à Tv Al Jazeera


De fato o mundo todo está de olho nas notícias sobre o Egito. Muitos paízes já se pronunciaram, como a Alemanha, Irã, Brasil, França, Itália, Israel e principalmente Estados Unidos. Talvez você esteja se perguntando: porque é que Estados Unidos fala tanto sobre a revolução que está acontecendo no Egito? Obama chegou inclusive a EXIGIR que Mubarak liberasse os sinais de celular e internet e claro que Mubarak não o fez, ainda. Não porque Obama tenha exigido, mas porque se o fizer provavelmente irá cair antes do que pensa, se é que pensa! Então você pode pensar: "Estados Unidos é bonzinho e está querendo ajudar o povo egípcio?"

Não. Definitivamente não. Estão preocupados com os diversos acordos que têm, sendo que um deles, em principal, inclui a ajuda (comprada por 1,5 bilhões), omissão, safadeza, cachorrada, entre outros tantos nomes que não precisamos citar, que o governo egípcio dá ao se posicionar à favor de Israel. Por fazer fronteira com Gaza, Egito mantém controle da região, permitindo ou não a entrada e saída de pessoas, em especial de ajuda. Já falamos, inclusive, neste blog a respeito do muro da vergonha construído pelo Egito na fronteira com Gaza. 

Por isso, o Governo Egípcio está fazendo de tudo para conter os protestos e numa tentativa frustrada manter as pessoas dentro de suas casas. Veja na imagem abaixo o que a Tv do Governo está mostrando (figura à esquerda) e o que a Tv Al Jazeera está mostrando (figura à direita).



Mais de 150 mil pessoas se concentram no centro do Cairo ainda protestando contra Mubarak (Tv Al Jazeera). Em Mansoura, outra cidade do Egito, aproximadamente 200 mil pessoas. Agora mais explicitamente, estão gritando FORA MUBARAK. Talvez ele não tenha entendido que o povo, quando gritava FORA SISTEMA, estivesse incluindo, obviamente, a sua pessoa.

Numa demonstração ainda mais frustrada, porém hilária, a Tv do Governo, mostrando a imagem da figura à esquerda, dizia em notas: Não acredite na Al Jazeera. Todos devem permanecer em casa. Toque de recolher! (ahm?) Enquanto isso a Al Jazeera divulgava imagens das milhares de pessoas nas ruas protestando contra o ditador. Apresenta ainda entrevistas com pessoas nas ruas indignadas com a insistência do Presidente em permanecer.

A notícia que se tem é de que representantes do governo tenham ido à base da Tv Al Jazeera, instalada no Cairo, para impedi-los de transmitir a revolução. Ao que parece a operação também foi frustrada. A Tv Al Jazeera não faz outra coisa que não seja falar e mostrar os protestos que estão acontecendo dia e noite.

Assim vão seguindo os fervorosos e desejosos por justiça no Egito. Na próxima terça-feira está previsto um novo grande protesto. A intenção será de reunir novamente milhões de pessoas nas ruas com o objetivo de derrubar definitivamente Hosni Mubarak.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá leitor!
Comentários são sempre muito bem-vindos.
Obrigada por interagir.
Daniele El Seoudi.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...