terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Protestos no Egito: egípcios procurando atrapalhar os planos da ditadura


Egito: república ou monarquia?

São 30 anos no poder! Jovens que nunca viram outro Presidente a não ser Hosni Mubarak, atual Presidente do Egito. Motivados pelo sucesso dos protestos que ocorreram na Tunísia, egípcios se uniram num movimento que não era visto desde 1970. Milhares de pessoas protestaram e continuam protestando nas ruas contra a ditadura e contra o atual sistema político e econômico do atual governo.

A priori, o governo egípcio é um República [República: forma de governo na qual o chefe do Estado é eleito pelos cidadãos ou seus representantes, tendo a sua chefia uma duração limitada. A forma de eleição do chefe de Estado, por regra chamado presidente da república é normalmente realizada através do voto livre e secreto]. No entanto, com sua insistente e misteriosa permanência, Hosni Mubarak se sustenta no poder, e ainda pretensioso se julga a única e possível solução para os problemas do Egito (problemas estes criados por seu governo, o qual foi incapaz de resolvê-los). Além disso, numa inteira manifestação pretensiosa Mubarak pretende lançar seu filho Gamal Mubarak como seu sucessor. Não lembra a Monarquia?

25/01/2011, FORA MUBARAK!

O Egito vive numa ditadura que perdura a anos. No país não há liberdade de imprensa, tampouco de expressão. Abuso de poder por parte dos policiais militares retrata o perfil com que Mubarak comanda a sociedade. A agência de notícias AFP divulgou hoje que até o Twitter foi bloqueado. No Cairo, os sinais de celulares também foram bloqueados, numa tentativa de interromper a comunicação e as milhares de mensagens e vídeos que são enviadas para as redes sociais e youtube.
.

A notícia que se tem é de que cerca de 10 mil pessoas irão passar esta noite na rua e não desistirão facilmente da missão de derrubar Hosni Mubarak, e todo o seu sistema, do poder.

Outra notícia que está sendo mantida em segredo pela mídia é de que Gamal Mubarak e sua família, incluindo sua mãe, esposa de Hosni Mubarak, fugiram para Londres. Ação semelhante a do ex-presidente da Tunísia, dias atrás.

Certamente o povo egípcio cansado de tanto sofrer com este governo opressor estar mais do que nunca disposto a escorraçar Mubarak do poder. Prova disso é o empenho de pessoas como a do jovem rapaz no vídeo abaixo.



Força Egito! Não desista. A democracia é conquistada com muita luta e persistência. O povo precisa mostrar sua força, e essa certamente não pode ser vencida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá leitor!
Comentários são sempre muito bem-vindos.
Obrigada por interagir.
Daniele El Seoudi.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...