sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Presidente da Tunísia foge do país



Na tentativa desesperada de reverter a situação catastrófica que se instalou na Tunísia, o Presidente Zine El Abidine Ben Ali apresentou em seu último discurso (com uma voz trêmula aparentando ser um homem o oposto do que ele representava) estar arrependido e que havia sido enganado por sua comitiva, afirmou inclusive que agora ele entendeu o recado e que ele irá deixar o poder em 2014.


No poder há cerca de 27 anos, Ben Ali FUGIU do país esta tarde, conforme informa o Jornal Al Jazeera "Presidente Zine El Abidine Ben Ali deixa o país na sequência dos violentos confrontos na capital, Tunis".

Já vai tarde!

Tudo começou cerca de um mês atrás, quando um cidadão frustrado e desiludido se suicidou em público acarretando numa crescente revolta generalizada. Dias depois, a revolta havia se expandido atingindo uma magnitude inédita.

Motivados também pelo desemprego, corrupção, ditadura e abusos dos direitos humanos, os protestos evoluíram rapidamente para um movimento popular pedindo Ben Ali para deixar o poder. O acesso à internet na Tunísia estava restrito desde 2005. Em seu último discurso Ben Ali se comprometeu e liberou o acesso irrestrito, que inclui as redes sociais, blogs, youtube e sites de oposição política.

Semelhante a alguns governos ditatoriais árabes, Ben Ali durante anos infringiu a Constituição do país. Diante da crítica situação econômica e social e da completa insatisfação da sociedade, não houve outra resposta, o povo se rebelou e ao que parece, conseguiu.

Receosos pela reação de outros países, alguns destes decretaram "Estado de Alerta". Obviamente com medo de que os acontecimentos promovam um encorajamento da sociedade desses países. Só para citar, Hosni Mubarak está no poder do Governo Egípcio há 30 anos. Impressionante!!!!

Povo da Tunísia, FORÇA, CORAGEM, RESISTÊNCIA e PERSISTÊNCIA. Estou com vocês! Liberdade, justiça e democracia para todos.

Fonte: http://english.aljazeera.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá leitor!
Comentários são sempre muito bem-vindos.
Obrigada por interagir.
Daniele El Seoudi.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...