quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Países que defendem a criação do Estado Palestino



O Presidente Russo, Dmitri Medvedev unindo-se à posição do Brasil, Argentina, Chile,  Bolívia, Equador, Cuba, Venezuela, Nicarágua e Costa Rica entre outros defendeu a criação do Estado Palestino. Em sua declaração, Medvedev declarou:

"A Rússia exprimiu sua posição sobre a questão (palestina) na década de 1980, no século passado, e nós apoiamos totalmente o direito inalienável do povo de estabelecer um Estado palestino independente, unido e viável, tendo Jerusalém Oriental como capital".

Vale lembrar que a Russia é um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, e com essa posição o Governo Palestino tem esperança de que o empasse seja resolvido.  

A decisão do Brasil em reconhecer o Estado Palestino no ano passado estimulou uma onda de reconhecimentos sul-americanos e adquiriu uma proporção que surpreendeu inclusive aos palestinos. Bolívia, Equador, Cuba, Venezuela, Nicarágua e Costa Rica escolheram o fim do ano como o momento de fazer suas declarações; Uruguai, Paraguai e Peru estão a caminho de seguir o exemplo dos anteriores.

O ministro palestino das Relações Exteriores, Riyad al-Malki, após a reunião com a chanceler espanhola disse que a maioria dos países do mundo, entre eles os da UE, reconhecerão em 2011 a Palestina como Estado.

Nesta mesma reunião a ministra espanhola (Trinidad Jiménez) teria afirmado que a União Europeia irá reconhecer um Estado palestino no início de setembro de 2011. Jiménez garantiu: "Caso a União Europeia (UE) não o faça, a Espanha será o primeiro país a reconhecer um Estado palestino", declarou Malki.

O ministro disse ainda que, antes do fim de setembro, "a maioria da comunidade internacional irá reconhecer um Estado palestino independente".

Assim seja!

Fonte: AFP; RNW.

Um comentário:

Olá leitor!
Comentários são sempre muito bem-vindos.
Obrigada por interagir.
Daniele El Seoudi.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...