terça-feira, 8 de março de 2011

Egito: o som da revolução - músicas e homenagens

A revolução no Egito deixou muitas marcas, sendo que uma delas foi a morte de centenas de jovens que lutavam pela justiça, pela democracia e por um país mais justo. Várias músicas estão sendo tocadas na Tv egípcia desde a queda do ex-presidente. São músicas e vídeos que lembram e homenageiam os mortos e recordam os dias em que milhões de pessoas saíram nas ruas durante os dezoito dias da revolução.

Separei duas destas canções. A primeira vem com a tradução logo abaixo. É muito linda.

Ya beladi (Meu país)



Meu país, meu país, eu te amo meu país.
Meu país, meu país, eu te amo meu país.
Diga à minha mãe para não ficar triste.
"Se você realmente me ama, não chore."
Diga a ela: "mãe desculpe."
"Eu vou morrer, e morrer para o nosso país viver."
Prometa-me beijar as mãos de minha mãe por mim e dizer adeus ao meu país.

Meu país, meu país, eu te amo meu país.
Meu país, meu país, eu te amo meu país.
Em meu corpo há fogo, balas e ferro. Sua bandeira está na minha mão e meu nome é: mártir.
Em meu corpo há fogo, balas e ferro. Sua bandeira está na minha mão e meu nome é: mártir.

Eu disse adeus ao mundo, e eu vejo você, meu Egito, lindo... em um vestido novo.
Até o último suspiro em mim, eu grito: "Eu morro de amor pelo meu país "

Meu país, meu país, eu te amo meu país.
Meu país, meu país, eu te amo meu país.

Anjos voam ao redor de mim agora. Tudo muda, meu amor, quando eu partir por você.
Anjos voam ao redor de mim agora. Tudo muda, meu amor, quando eu partir por você.

Vou andar com os anjos e deixá-lo, na esperança de ver sua face, meu lindo Egito, em breve novamente.

E os anjos disseram: "acompanhar-nos ao paraíso".
E eu respondi: "o paraíso é aqui, agora o meu país..."

Meu país, meu país, eu te amo meu país.
Meu país, meu país, eu te amo meu país.


Sout Al Horeya

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá leitor!
Comentários são sempre muito bem-vindos.
Obrigada por interagir.
Daniele El Seoudi.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...