sexta-feira, 18 de março de 2011

Brasil, mostra a tua cara!



Desde que o mundo se tornou “globalizado” nossos limites não são mais as fronteiras do nosso país. Hoje, por exemplo, é comum você encontrar pessoas que ao invés de passarem férias em outros estados brasileiros, seguem para a Europa, Ásia, America do Norte, África, Oriente Médio...

A globalização, digamos, encurtou o caminho, da mesma forma possibilitou que pudéssemos conhecer mais profundamente os problemas alheios, que no meu ponto de vista, não são mais alheios, são nossos.

Apesar de toda essa globalização, o brasileiro em geral não entende nada sobre política externa ou sobre as crises de outros países, tampouco compreendem que impactos estes fatos externos podem gerar para o Brasil.

Salvo algumas exceções, é comum você encontrar pessoas que não sabem nada sobre a crise no oriente médio, que acreditam que todo muçulmano é um terrorista, que Israel é a vítima do conflito, que a ONU é uma organização legítima e imparcial (se é que entendem o que é ONU), que Estados Unidos é uma super potência e que Barack Obama é o homem mais poderoso do mundo.

Generalizando, podemos dizer que o modo de pensar do brasileiro é produto da mídia, ou seja, aquela que possui maior audiência é a grande formadora de “opiniões”.

Estamos acompanhando desde o início desse ano grades crises internacionais, como as revoluções nos países árabes, a mais recente catástrofe no Japão e o de sempre conflito entre Israel e Palestina. Estes não são os únicos acontecimentos que merecem nossa atenção, mas que ganham as “mídias” para a nossa “formação de opinião”.

As pessoas não sabem, por exemplo, que Estados Unidos contribui para o estabelecimento da ditadura nos países árabes. Com o “auxílio” financeiro, Estados Unidos durantes anos, ajudou a sustentar o império opressor do ditador Hosni Mubarak no Egito, vem ajudando a exterminar e violentar o povo palestino com o mesmo auxílio a Israel e a muitos outros países.

Contudo, como o conflito entre Israel e Palestina é matéria antiga, a mídia não vê mais o porquê de noticiá-la: 1° - as pessoas não entendem nada mesmo; 2º - Israel é sempre o coitadinho; e 3º - nada vai mudar! A mídia pode também simplesmente omitir informações para "filtrar" nossa formação de opinião. E como a grande maioria de brasileiros não pratica leitura...

Seguindo essa conduta erramos. Erramos porque deixamos que aconteça injustiças. Ao contrário do que muitos possam pensar, é nossa responsabilidade sim, enquanto cidadãos do mundo protestar contra as atrocidades que comete Benjamin Netanyahu ao povo palestino, contra o maior massacre que está acontecendo na Líbia pelo ditador Gaddafi, contra as grandes injustiças do mundo, inclusive contra aqueles que se dizem os grandes líderes da democracia mundial.

Barack Obama vem ai. Fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá leitor!
Comentários são sempre muito bem-vindos.
Obrigada por interagir.
Daniele El Seoudi.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...