quarta-feira, 30 de junho de 2010

Navios de guerra americano e israelense seguem em direção ao Irã


Enquanto todo mundo está eufórico com a copa do mundo de futebol, Estados Unidos e Israel com a participação carinhosa do Egito se direcionam ao Irã. Vão acompanhados com algo em torno de 12 navios de guerra americanos e israelitas além de um porta-aviões. Partiram do mediterrâneo e já passaram pelo Canal do Suez, no Egito. Seu destino: Golfo Pérsico.
.
A notícia ainda não foi divulgada no Brasil. No entanto, já foi publicada por jornais israelenses, a exemplo do Haaretz, no dia 19 deste mês.
.
Certamente o Governo Iraniano já se preparava para algo parecido. O ministro da Defesa, Ahmad Vahidi, disse: "Os americanos disseram-nos que iriam utilizar todas as opções contra o Irã, nós anunciamos que, nós também, usaremos todas as opções para nos defender."
.
Acredito que fortes emoções irão acontecer nos próximos dias. Principalmente porque o Presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, há algum tempo atrás fez a seguinte declaração sobre Israel: "Você deve saber que o regime sionista criminoso e terrorista, que tem 60 anos de saques, agressões e crimes em sua ficha, chegou ao fim de seu trabalho e logo vai desaparecer da cena geográfica".
.
Seria o início de uma nova guerra?

Segue adiante uma breve análise das últimas guerras iniciadas por Estados Unidos e Israel.


Estados Unidos e a guerra no Afeganistão (2001)
Objetivo: A finalidade oficial da invasão era destruir a al-Qaeda. As Nações Unidas não autorizam a invasão (como se fosse preciso!!!).

Resultado: Além da morte de milhares de civis e militares o regime talibã não foi destruído e o seu principal objetivo, quer era o de capturar Osama Bin Laden não foi alcançado. Até hoje a guerra não foi vencida.

Estados Unidos e a Guerra no Iraque (2003)
Objetivo: O pretexto da ocupação, inicialmente, foi achar armas de destruição em massa que, supostamente, o governo iraquiano teria em estoque e que, segundo Bush, representavam um risco ao seu país. O presidente Bush tomou a decisão de invadir o Iraque sem a aprovação do Conselho de Segurança da ONU (de novo? como se fosse preciso!!!)

Resultado: As supostas armas de destruição biológica e caseira em massa que supostamente haviam no Iraque jamais foram encontradas pelas forças de ocupação. As também alegadas ligações de Saddam com grupos terroristas islâmicos nunca foram comprovadas.

Israel e a guerra no Líbano (2006)
Objetivo: O objetivo não é claro. De acordo com as pesquisas levantadas o estopim para a explosão da guerra foi a captura de dois soldados israelenses pelo Hizbollah. No entanto, seqüestros de soldados israelenses haviam sido realizados anteriormente sem repercussões mais sérias. Segundo a revista The New Yorker, os Estados Unidos sabiam antecipadamente de um plano de Israel para bombardear o Hizbollah, bem antes do rapto dos dois soldados israelitas em 12 de Julho. Além disso, o pentágono previa que um ataque ao Líbano poderia servir como "teste" para um futuro ataque aéreo norte-americano às instalações nucleares iranianas, e a destruição da capacidade militar do Hizbollah protegeria Israel de uma retaliação, no caso de os Estados Unidos bombardearem o Irã.

Resultado: A guerra não foi vencida. Milhares de civis mortos. Não se falam mais nos soldados israelenses que teriam sido capturados.

Reflexão: Incompetência ou estratégia?
Que Deus proteja os inocentes!

3 comentários:

  1. ...só existe uma coisa que não entendo. ..quando se pede para as crianças da Palestina, alguém se lembra de pedir para as crianças de Israel? Ser
    á que não são também crianças?

    ResponderExcluir
  2. Prezado leitor,
    Não mencionei crianças. Muito menos fiz distinção delas.
    Se você se refere aos INOCENTES, preciso alertar que estou me referindo a TODAS as pessoas independente da IDADE e da NACIONALIDADE.
    Não somos irresponsáveis ao ponto de discriminar inocentes por qualquer motivo que seja.
    Obrigada pela visita. Fique à vontade.

    ResponderExcluir
  3. Os pró-israel já não se expoem mais com aquela arrogância típica, estou vendo em muitos sites sobre o assunto, comentários defendendo os absurdos de israel sob o escudo "Anônimo". Isto é o reflexo da luta dos internautas, blogs e sites que denunciam e mostram o que a mídia podre não mostra. Parabéns Daniele

    http://holocaustopalestino.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá leitor!
Comentários são sempre muito bem-vindos.
Obrigada por interagir.
Daniele El Seoudi.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...