sexta-feira, 22 de abril de 2011

Nascer e viver em Gaza



Não é de hoje que os palestinos vêm sofrendo todo tipo de violência por parte de Israel. Desde a partilha de 1948 vem sofrendo ataques, mortes e destruição. Apesar de tudo isso, os palestinos estudam, se formam, os jovens preparam-se para o casamento, constituem famílias, as mães levam seus filhos às escolas, e a vida vai seguindo como pode.

Ouvi uma frase semanas atrás em que diz assim: “A mãe palestina é a mãe mais forte do mundo. Todos os dias prepara o seu filho para escola, sem sabe ao certo se ele voltará”. Isso é verdade.

Desde que a Palestina se tornou obsessão Israelense, as pessoas daquela terra sofrem diariamente com perseguição, violação do direito de ir e vir, repressão, opressão, abuso, exploração, humilhação, sem falar da burocracia, já que em todos os lugares existem checkpoints israelenses.

A burocratização e a violação do direito de ir e vir, além de toda a escassez de direitos fez com que os palestinos de Gaza sofressem com a precariedade dos serviços de saúde. Pessoas que precisam de um tratamento de saúde, seja uma cirurgia ou até mesmo um tratamento mais especializado encontram dificuldades enormes, pois precisam de inúmeros documentos além de autorização para poderem seguir para outras cidades onde haja hospitais com os serviços necessários. Nem todos agüentam tanta burocracia e morrem.

O vídeo adiante mostra um pouco dessa história.



Al Jazeera

Assista o vídeo completo no youtube.

--------------------------------------------------------------------------------------------

2 comentários:

  1. É inacreditável o que os sionistas israelenses têm praticado contra o povo palestino sem qualquer objeção da ONU, ou de algum país da Europa. Não há (a não ser através de blogs ou sites independentes) nenhuma linha sobre o holocausto palestino em nenhum jornal, rádio ou TV da grande mídia.

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Walter,
    Isso torna tudo pior! Bem pior!

    ResponderExcluir

Olá leitor!
Comentários são sempre muito bem-vindos.
Obrigada por interagir.
Daniele El Seoudi.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...