quarta-feira, 6 de abril de 2011

OEA e BRASIL, Yes we did!



Did uma grande merda, isso sim! Depois de receber Obama no Brasil com honras de “chefe do mundo” (que vergonha) saboreamos agora o gosto amargo da arrogância de outros, como a OEA - Organização dos Estados da América, por exemplo.

Apesar de não sabermos exatamente qual o nível de interferência dos Estados Unidos sobre a OEA é preciso vigilância. Anos atrás a Organização era profundamente influenciada pelo imperialista norte-americano. Hoje, entretanto, o que se percebe é que a OEA perdeu totalmente a sua representatividade e acho que até o rumo.

Ontem vi a notícia de que a OEA – Organização dos Estados da América EXIGIU a paralisação das obras na usina de Belo Monte. “A decisão da OEA é um alerta para o governo e um chamado para que toda a sociedade brasileira discuta amplamente este modelo de desenvolvimento autoritário e altamente PREDATÓRIO que está sendo implementado no Brasil”, disse Andressa Caldas, diretora da Justiça Global. Tá certo que o Brasil é um estado-membro da OEA... como se isso significasse alguma coisa. A propóstio, Andressa Caldas disse predatório? Os Estados Unidos é um dos países mais poluentes do mundo e ainda não assinou o tratado de Quioto! Quem é o predatório?

A OEA é uma organização internacional estabelecida em 1948 para obter entre seus Estados membros “uma ordem de paz e de justiça, para promover sua solidariedade, intensificar sua colaboração e defender sua soberania, sua integridade territorial e sua independência”. Hoje ela compreende os 35 Estados independentes das Américas e constitui o principal fórum governamental político, jurídico e social do Hemisfério. A Secretaria Geral é o órgão central e permanente da OEA. A sede, tanto do Conselho Permanente como da Secretaria Geral, do Edifício Administrativo, do Museu de Artes da Américas e da La Casita é a cidade de Washington, Estados Unidos.

Quero deixar claro que é importante sim para o Brasil avaliar profundamente os impactos que estes projetos podem provocar ao ambiente, em especial aos brasileiros que residem em suas proximidades, como é o caso dos povos indígenas da região.

O que não pode acontecer é a posição autoritária da OEA diante de um assunto que a SOBERANIA brasileira já decidiu. Não cabe à OEA EXIGIR nada. Ninguém pode exigir coisa alguma do Brasil, a não ser os próprios brasileiros.

Diante do ocorrido o Itamaraty, apesar de não ter mandado a OEA ir “catar coquinho” foi incisivo: “O Governo brasileiro, sem minimizar a relevância do papel que desempenham os sistemas internacionais de proteção dos direitos humanos, recorda que o caráter de tais sistemas é subsidiário ou complementar, razão pela qual sua atuação somente se legitima na hipótese de falha dos recursos de jurisdição interna.”

Enquanto isso, estimulada pelo espírito desse nosso novo relacionamento, divulgo o primeiro vídeo da propaganda eleitoral de Barack Obama para reeleição de 2012. Nosso petróleo já está lá!


--------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá leitor!
Comentários são sempre muito bem-vindos.
Obrigada por interagir.
Daniele El Seoudi.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...