Fonte: Amorim, Correio do Povo (RS)
Bem, a crise entre as Coréias não é recente. Podemos dizer que se sucedeu em decorrência da 2ª guerra mundial e principalmente da guerra fria. Para entender a guerra entre as Coréias é preciso saber o que ocorreu nessas duas guerras anteriores. Após isso, você compreenderá que as Coréias e, por conseqüência o povo coreano, nada mais são do que fantoches e marionetes nas mãos de um sistema imperialista que persisti até hoje.
Com o fim da segunda guerra mundial, Estados Unidos e União Soviética (hoje Rússia), até então aliados durante os conflitos mundiais, se posicionaram na tentativa de induzir os demais países por meio de seus respectivos sistemas econômicos, políticos e militares, iniciando-se com isso a guerra fria.
A guerra fria é a denominação conferida ao período de disputas estratégicas entre Estados Unidos e União Soviética, também conhecida como disputa entre o capitalismo (defendido pelos Estados Unidos) e o socialismo (defendido pela União Soviética). Recebeu a denominação ‘fria’ porque não houve um confronto bélico entre as duas potências, uma vez que seria inviável este tipo de combate já que os dois países tinham armas nucleares suficientes para destruir o mundo. Desse modo, com a inviabilidade de uma guerra bélica, os dois países passaram a disputar poder de influência política, econômica e ideológica no mundo todo, acarretando em diversas guerras regionais como a guerra do Vietnã, a guerra do Afeganistão e a guerra da Coréia.
Militares americanos e soviéticos, ao final da segunda guerra, dividiram a Coréia em duas zonas de influência com o sul ocupado pelos Estados Unidos e o norte dominado pela União Soviética. A partir de então, a região é dividida em dois países diferentes – o norte socialista, apoiado pelos soviéticos; e o sul, reconhecido e patrocinado pelos EUA.
Com o fim da guerra, instalou-se em cada território um governo independente, dos quais só o do sul foi reconhecido pelas Nações Unidas. Assim, as tropas americanas e soviéticas deixaram os territórios da Coréia resultando em:
- ll8.5l5 mortos (tropas da ONU), dos quais cerca de setenta mil eram sul-coreanos, 33.729 americanos e 4.786 de outras nacionalidades;
- 264.58l feridos;
- 1.600.000 (estimativa) de baixas entre norte-coreanos e chineses;
- 3.000.000 (estimativa) civis norte-coreanos;
- 500.000 (estimativa) sul-coreanos.
Hoje, qualquer novo conflito entre as Coréias recebe atenção dos Estados Unidos, por este proteger a Coréia do Sul. Por conseqüência recebe a atenção do mundo. E por falar em mundo, onde está a ONU?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá leitor!
Comentários são sempre muito bem-vindos.
Obrigada por interagir.
Daniele El Seoudi.